08/08/11 18:12

Registro realiza o 51º Bon Odori em agosto

Confira programação

 

A Igreja Budista e a Associação Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) realizam no próximo dia 13 de agosto a 51ª edição do Bom Odori, o "festival em homenagem aos falecidos", na Praça Beira Rio, com muita música típica japonesa, danças e comidas orientais. O costume do período de finados no Japão (de julho a setembro) é se tocarem músicas alegres celebrando a vida em comunidade e a continuidade da vida, para que os espíritos não acompanhem os vivos para sempre. O Bom Odori é celebrado em comunidades de imigrantes japoneses e seus descendentes e amigos fora do Japão.

Além de ser considerada a terra do chá - é a pioneira na plantação de chá em toda a América Latina - a cidade de Registro é oficialmente o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo, uma vez que teria sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado. O Conjunto Iguape (colônias de Registro, Sete Barras e Katsura ou Giporuva) foi cronologicamente a primeira grande colônia formada por japoneses no Brasil, e também a primeira entre as colônias fundadas por capital privado nipônico.

O Bom Odori oferece aos visitantes produtos japoneses, principalmente a comida, como o sushi, sashimi, tempurá, yakisoba, sukiaki, motis, saladas de bifun entre outras. É um evento muito apreciado por sua organização, beleza e alegria.

Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando-se da sabedoria dos antepassados. O Festival costuma acontecer anualmente sempre no mês de agosto, no verão nórdico, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.

Curiosidades
Apesar de análogo ao Dia de Finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem.

O 51º Bon Odori de Registro é uma realização do Bunkyo, RBBC, Tempo Hompa Hongwanji e ACIAR.

 

Programação:

19h – abertura

19h30 – Culto pelo Reverendo Issin Takahashi do Templo Honpa Hongwanji de Registro

19h50 – Wadaiko

20h10 – Minyo (Dança Folclórica Japonesa)

20h30 – Dança do Bom Odori

21h20 – Naruko Soran

21h30 – Matsuri Dance

21h40 – AME – Yosaki Soran

22h – Dança do Bon Odori

24h - Encerramento